PILOTANDO NA CHUVA

O começo da chuva É verão, um belíssimo dia, de repente o azul do céu ganha tonalidades acinzentadas, lá vem chuva. O início da chuva, seja fraco ou forte, é o mais crítico, pois surpreende a pista, a moto e o piloto desprevenidos. A pista, assim que recebe o início da água da chuva, faz uma mistura perigosa; água, resíduos de óleo, combustível e sujeira (que acabam pingando dos veículos, seja do próprio motor ou escapamento). Essa mistura gera um líquido extremamente escorregadio, que compromete em muito a aderência dos pneus no solo.


Que chuva...Hein???
Pilotar uma moto é um prazer enorme. Unanimidade em pilotar debaixo de chuva, Todos odeiam. A matéria abaixo lhe dará dicas valiosas que aumentarão sua segurança, tentando lhe proporcionar mais prazer quando estiver pilotando debaixo de chuva.
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O que fazer?

Tudo é muito simples, "decore e assimile" as dicas abaixo, de tal forma que quando o evento acontecer você possa agir instintivamente.

1) Assim que começar a chover você deve desacelerar com calma sua moto, mantenha uma distância do tamanho de três carros do veículo que está a sua frente.

2) Tome cuidado redobrado com os pedestres, quando a chuva começa ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.

3) Procure não fazer manobras ou freadas buscas, pois o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira que está na pista, essa mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15 minutos.

4) Mantenha o farol aceso o tempo todo, isso irá melhorar sua visão um pouco, mas quem vem atrás terá uma boa visibilidade da sua moto devido às luzes da lanterna traseira.

5) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado.

6) Faça bom uso dos espelhos retrovisores de seu veículo para poder “monitorar” o erro dos outros.

7) Se você sentir o veículo está “dançando” um pouco na pista (como se estivesse
boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Diminua a velocidade, pois o veículo
irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo.

8) Cuidado com os “pneus de chuva” vendidos no mercado, eles dão uma falsa sensação de segurança. Ninguém pode garantir qual a conduta da moto debaixo de chuva, pois há inúmeras variáveis a serem analisadas (tipo de moto, piso, quantidade de água, condições locais, forma de condução do piloto etc.).

9) Se você sentir que sua moto não está respondendo bem aos seus comandos ou você sente-se inseguro com a situação, deixe o orgulho de lado e pare no acostamento, ligue o pisca alerta e aguarde a situação melhorar.


5 comentários:

Rene Augusto disse...

Cara, muito parabéns pleo blog, me ajudou muito e tirou dúvidas que não encontrava em lugar nenhum.... além de conter muitas informações muito úteis que muita gente, inclusive eu, desconhece...
Agora uma sugestão: um artigo sobre o "quebra-mato" ou protetor do motor... aquela chapa de aço (?) que vai embaixo e a frente do motor das motos mais altas, trail... queria saber mais sobre isso aí.
Valeu
Abração

Carlos Augusto Elias disse...

Caro colega,

Você está de parabéns pelo blog, procurei um e-mail para externar esse elogio. Um abraço!

marquinhos disse...

"Mantenha o farol aceso o tempo todo"... Farol acesso é lei, da multa andar de farol apagado!! Mas no mais um belo Post, boas dicas!

aPoc disse...

Gostei mesmo ! parabéns, dicas que eu não sabia ai em como a da pista com oleo e akela sujeira toda, fica como se fosse '' sabao '' na pista em dia de chuva, e a faixa tb, fica tao lisa e escorregadia como um marmore molhado rs , abçs muito boas as dias !

Moto Carro e Tuning disse...

Lendo o item 2 me lembrei do que aconteceu comigo uma vez... antes de trocar de moto, eu tinha um Honda NXR 150 Bros - e a chuva começou derepente, sem sobreaviso! Uma pancada daquelas chuvas de verão que molhou até a cueca rs... mas logo avistei um posto e aí que está o perigo! Fui entrar para conseguir abrigo, mas o piso de paralelepípedo tão liso, que escorreguei e acabei caindo! Detalhe que ninguém se mexeu para me ajudar... Tem que tomar muuuito cuidado ao entrar nos postos por causa deste tipo de piso!

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