TRIKES E SIDE CARS

Você sabia disto? - Devo admitir que já pensei em converter minha moto de passeio em um Trike. Assim como já pensei em adicionar um Side-car. Afinal, se duas rodas são boas, três devem ser melhores, não?

Talvez, mas não para mim.

Existe uma falsa crença de que veículos com três rodas são mais estáveis porque não se inclinam. Veja bem:

* Não há nenhum contra-esterço possível num "três-rodas". Isso requer que você pratique bastante antes de sair na rua pela primeira vez.

* A tração da roda dianteira é menor nas curvas. Você deve dirigir mais lentamente do que em uma motocicleta.

* As curvas são feitas girando-se a roda dianteira, sem inclinação. Isto causa uma força lateral grande sobre os ocupantes do veículo. Eles sofrem toda a força centrífuga. Por isto, um amigo instalou cintos de segurança em seu trike.

* O manejo do Trike é mais fácil do que de um Side-car.

* Um Side-car é descrito como: "puxando para o lado sempre que se acelera ou freia, e requer cuidado nas curvas".

* Recomenda-se colocar um peso no Side-car, sempre que não houver carga ou passageiros. Isto facilita o manejo.

* Ao fazer uma curva para o lado do Side-car, este pode ser levantado do chão.

* Instalar um Side-car na moto geralmente cancela a garantia desta.

* Tanto a aceleração quanto o consumo pioram, seja Side-car ou Trike, comparado com a motocicleta.

Em resumo, uma modificação destas requer bastante prática antes de sair nas ruas. Pode ser bem perigoso no início, se a pessoa não tomar bastante cuidado, fazendo as curvas lentamente.

Um veículo híbrido foi lançado, que combina os lados positivos de cada um dos veículos. Veja em www.carver.nl

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...