TRANSPONDO OBSTÁCULOS

Troncos

A técnica para ultrapassar barreiras como troncos e grandes raízes é bem simples, porém depende muito de experiência e equilíbrio.

* O piloto deve ficar em pé nos pedais, de preferência em 1ª marcha, perpendicular ao tronco.

* Quando a moto encostar a roda da frente no obstáculo, o piloto deve empiná-la, puxando o guidão para cima e acelerando um pouco.

* A roda traseira deverá bater no tronco, de forma que a moto vai se firmar e cair para frente.

* Depois disso, com a aceleração, a moto tracionará e passará o tronco. O piloto não deve tirar seu peso da traseira da moto para não desequilibrar.

Travessia de riachos

Antes de começar a travessia, deve-se levar em conta que a moto não foi feita para andar na água, então é bom tomar muito cuidado com vedações e tubulações, que poderão “engolir” essa água. Outra coisa é que deve-se primeiro saber a profundidade desse rio. Uma maneira é analisar se dá para ver o fundo, quanto mais claro mais raso, porém, a melhor técnica mesmo é descer da moto e dar uma molhadinha na bota para conferir.

* O piloto deve colocar a moto em uma marcha reduzida para a travessia.

* O ideal é se posicionar em pé nos pedais, com o peso do corpo na traseira da moto, evitando possíveis impactos na roda da frente.

* Deve-se manter uma aceleração média e contínua, sem usar a embreagem para evitar a perda de tração e melhorar o equilíbrio.

Travessia de lamaçais, areia fofa, cascalho ou pedras

A situação nestes quatro casos é basicamente a mesma, a tendência da moto é perder o controle porque a roda da frente quer sempre ir para o lado errado, principalmente se estiver devagar.

* Mantenha-se em pé nas pedaleiras, pressionando o quadro da moto com as pernas.

* A moto deve ficar em uma marcha em que a rotação se mantenha média e constante, para não perder a tração.

* O piloto deve deslocar seu peso para parte traseira da moto, aumentando a tração e facilitando a dirigibilidade, evitando assim que a moto fique “dançando”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...