25.10.07

TRANSFERÊNCIA DE PESO

Perto de curvas - Em resumo, há algumas razões óbvias para prestar atenção na transferência de peso:

A tração é diretamente proporcional à quantidade de peso carregada pela roda. Lidar com o peso é lidar com a tração.

O balanceamento errôneo de carga da sua motocicleta, afeta bastante o comportamento desta, principalmente em curvas.

Para poder lidar com a transferência de peso de maneira inteligente, você deve ter uma idéia de onde está o centro de gravidade de sua moto. E o que acontece com ele quando você adiciona bagagem, ou um passageiro.

A tração provavelmente vai ser perdida, com pneus normais, se a carga G exceder 1.1 G. Se você está numa curva, inclinado 45 graus, você já tem 1.0 G. Melhor parar por aí.

Frear com seus cotovelos duros garante maior transferência de peso e um centro de gravidade mais alto. Ambos são indesejáveis para ter maior controle.

Reduzir a potência ou frear se você está "em cima" da curva, é certamente mais perigoso do que simplesmente se inclinar mais um pouco. Isto porque a transferência de peso vai aliviar o peso da traseira, o que reduz também a tração traseira.

Nenhum comentário:

Lista de Postagens