TEMPESTADES

Fugir delas pode ser um grande erro - Você está na estrada, e uma tempestade de raios se aproxima. Não há nenhuma civilização ou abrigo em cem quilômetros. O que você faz?

Sem dúvida você ouviu que, porque os pneus são de borracha, e a borracha é isolante, você está a salvo porque o relâmpago não vai conseguir chegar até o chão, através de você e da moto.

Mas isto está errado!

Embora a borracha seja isolante nos níveis de tensão normais, não é eficaz quando se trata das tensões de um relâmpago. A borracha vai conduzir facilmente a eletricidade de um relâmpago.

Por outro lado, você ouviu que os ocupantes de um carro estão a salvo de um relâmpago, porque o veículo está rodando sobre pneus de borracha. É mentira. Eles estão salvos porque a eletricidade corre por fora da "caixa" de metal, não atigindo seu interior. O nome deste efeito se chama Gaiola de Faraday.

Vejamos alguns valores. O fusível mestre da sua moto suporta cerca de 30 ampères antes de se fundir. Um relâmpago produz uma corrente de cerca de 20.000 ampères. Ambas podem matá-lo facilmente, mesmo os 30 ampères, porque alteram o ritmo do coração, podendo paralizá-lo.

Se você estiver na moto, e a diferença de tempo entre o relâmpago e o trovão (entre a luz e o som) for menor que 3 segundos, é melhor tomar uma providência logo.

Desça da moto. Encontre imediatamente solo baixo, mas não sob uma árvore ou grupo de árvores.

Fique agachado, com os pés juntos, cabeça mais baixa do que as costas, mas não tocando na terra. Não deite no chão.

Deixe sua roupa molhar. Assim se um raio cair em você, a eletricidade passará pela água e não por seu corpo.

Não se levante, até que a diferença de tempo entre o raio e o trovão for de pelo menos cinco segundos. Isso indica que a tempestade já se afastou.

OBS: Ao contrário da lenda, um raio cai com freqüência duas vezes no mesmo lugar.

Somente faz sentido fugir da tempestade se houver mais de 5 segundos entre a luz

Um comentário:

Duan Nemeth disse...

Nossa...que loucura aconteceu comigo...estava em uma estradinha bem afastada de tudo, qdo a tempestade chegou tão rápido que em menos de 1 minuto o dia de 2:00h da tarde virou noite, não enchergava nada, andava a 30km/h, a caia tanto raio, e tão forte que chegava a ensurdecer e cegar por alguns instante, acontecia vezes de eu ver o raio a menos de 1 km de mim...foi o maor desespero de minha vida!!!

Lembro qie o tempo todo orava e pedia proteção a Deus, e sinceramente achei que fosse morrer naquele dia...

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...