SISTEMA ELÉTRICO

Usando o bom senso - Mais cedo ou mais tarde, você encontrará uma peça defeituosa, um fio quebrado, ou um curto circuito. Ou, você tentará instalar um acessório novo em sua moto e tem que mexer na fiação. A seguir vão uma série de cuidados que só se aprende com a experiência.

* Apenas porque a bateria é de 12 volts, não quer dizer que não hajam tensões letais na moto. As velas de ignição possuem muitos milhares de volts. Fique longe delas.

* A vasta maioria das falhas pode ser reparada com a simples colocação de um fusível novo. Se o fusível não estiver queimado, pode estar quebrado internamente em consequência da idade.

* Garras jacaré não servem para motocicletas. A vibração e as intéperies vão fazê-los se soltar ou enferrujar. Solde todos as junções de fio, e use uma capa termo-encolhível para finalizar o trabalho.

* Fios sólidos não servem para motocicletas. A vibração acaba fraturando-os. Use sempre fios trançados. Carregue um pouco de fio trançado nas suas ferramentas.

* Muitos dispositivos em motos modernas são solid-state (eletrônicos). Estes podem ser danificados se você usar uma lâmpada-teste neles. Em vez disso, use um multímetro digital de elevada impedância para testar níveis de tensão nestes circuitos.

* Qualquer conexão que fique exposta, deve ser coberta com graxa dielétrica. Esta graxa protege a ligação de sujeira e corrosão. Como a corrente elétrica da moto é elevada, qualquer mudança na resistência dos fios pode resultar em derretimento, pelo calor gerado.

* Mesmo com o fusível principal removido, ainda há um grande perigo elétrico: O solenóide do starter. Já que ele utiliza muita carga, ele é alimentado diretamente pela bateria. Cuidado com choques - e cuidado para não acabar acionando o motor da moto sem querer.

* Se você sentir cheiro de gasolina, não trabalhe em nenhuma parte elétrica!!!!

3 comentários:

nubinhooxd disse...

Parabéns, dicas excelentes.

Anônimo disse...

Valeu a dica

Anônimo disse...

na onde eu posso compra minhas ferramenta

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