24.10.07

SEGURANÇA ATIVA

SEGURANÇA ATIVA e SEGURANÇA PASSIVA Diferenças de conceito, mesma finalidade - O motociclista deve ter em mente dois tipos de segurança. Ativa e Passiva. A mais importante das duas é a ativa, porém a passiva é um complemento desta.

O que é isso?

Você usa capacete, luvas, botas, óculos, roupas de couro e etc... Isso é a segurança
passiva. Logo a segurança passiva é tudo aquilo que você usa, com a intenção de proteger-se de uma queda ou acidente, sem que haja a preocupação de "aprender" alguma técnica ou macete. A segurança passiva é normalmente parcialmente obrigatória por lei, e ponto de orgulho para o motociclista experiente. São os equipamentos utilizados.

Você sabe usar bem os freios, derrapar controladamente, domina sua maquina, respeita
seus próprios limites de velocidade e experiência, respeita a motocicleta e suas limitações... enfim, respeita o trânsito, sabe como agir em determinadas situações... isso é a segurança ativa.

A segurança ativa é o que salva sua vida no trânsito selvagem de hoje. Não adianta usar capacete, se você colocar sua cabeça na frente das rodas de um caminhão. Mas o capacete tira você de situações bobas de distração. Ele ajuda a proteger sua cabeça, mas quem a protege mesmo é a sua capacidade de não se colocar em situações de risco. O "quente" é não cair.

Nenhum comentário:

Lista de Postagens