SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR PARAR

SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR PARAR A TEMPO - A maioria das pessoas leva 4,5 segundos para ler esta frase até aqui.

4,5 segundos não é muito tempo, mas pode ser o que resta da sua vida. 4,5 segundos é também o tempo que você deveria levar para parar completamente sua moto, partindo de 90 Km/h.

Para parar uma motocicleta tão rápido quanto for possível, é preciso dominar somente alguns fundamentos:

Estado de alerta: Não importa o quão rápidos são seus reflexos, e o quanto você domina seus freios, se você pensar que não precisa parar.

Reflexos: Primeiro você precisa reconhecer o perigo e decidir reagir, somente a partir daí seus reflexos fazem a diferença.

Habilidade: Sub-utilizar os freios é tão perigoso quanto utilizar em excesso.

Vamos ver alguns números:

Você leva geralmente 0,7 segundos para reconhecer um perigo. E leva mais 0,3 segundos até começar a freiar, a partir do momento em que você decide que deve parar. Combinado, isto leva 1 segundo inteiro para simplesmente tomar uma atitude.

E a 100 Km/h, você anda 27,7 m em 1 segundo!

Que leva 0,7 s para reconhecer o perigo não há discussão. Mas não leva necessariamente 0,3 s para começar a freiar. Com treino adequado, você pode diminuir 1 décimo de segundo deste tempo. E são quase 3 m!

Considerando que você viu os capítulos sobre frenagem, você tem uma boa idéia sobre a utilização dos freios. Então, claramente, quanto mais efetiva for sua frenagem, menor vai ser a distância percorrida.

Sabemos também que uma moto pode parar antes que um automóvel. Um motociclista profissional consegue frenagens de 1 G, ou mais, em sua motocicleta. Com prática, sua habilidade de frenagem pode chegar à 0,9 G. Veja alguns exemplos:

Frenagem normal de 100 Km/h, piso molhado: 143 m
Frenagem normal de 100 Km/h, piso seco: 105 m
Frenagem quase profissional de 100 Km/h, piso seco: 85 m

Melhorando sua habilidade com os freios, através da prática, você pode reduzir a distância de frenagem consideravelmente. E cobrindo o freio com sua mão sempre, você pode reduzir ainda mais esta distância. (cerca de 3m)

A mensagem é clara: você só bate no carro, caminhão, etc, se você não parar a tempo. Você pode evitar esta batida, cobrindo o freio e praticando a frenagem.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...