24.10.07

ROTAS DE FUGA

Em cruzamentos - Você acabou de entrar num cruzamento a 40 Km/h, e observa que um veículo está quase entrando no cruzamento, pela esquerda. Você não pode parar a tempo, e a menos que pense em algo rápido, você vai colidir. Quais são suas opções? Que rotas de fuga você tem?

Creio que há somente duas escolhas: frear ou acelerar. Desviar para a direita não é uma boa opção, apesar de que muita gente faria isso.

Se você acelerasse e fosse reto, você poderia avançar, por exemplo, 3m a mais do que se não acelerasse.

Se você acelerasse e curvasse a direita, você teria avançado menos que 3m à frente. E esta diferença pode significar um suspiro de alívio, ou o rabecão.

Se você aplicasse os freios em vez do acelerador, muito provavelmente garantiria essa colisão.

Assim, se o perigo vier da esquerda, sua melhor rota de fuga é acelerar em linha reta. Este é o seu plano de emergência.

Por outro lado, se o perigo vier da direita, quase sempre é melhor frear. Se puder frear antes que os caminhos se cruzem, você escapa.

Desviar do perigo pareceu a coisa certa a fazer, mas se a manobra requer frenagem ou aceleração bruscas, esse desvio pode causar perda de controle e um acidente logo em seguida.

Se você puder frear para evitar a colisão, faça-o. Se não puder, então acelere. Mas se nenhum dos dois servir, freie com tudo e seja o que Deus quiser. Desviar para evitar uma colisão transversal quase sempre é uma má escolha.

Nenhum comentário:

Lista de Postagens