RODAS RAIADAS

- Bonitas, mas... -A maioria das motocicletas, hoje em dia, possui rodas raiadas. Exceto em casos especiais, a maioria das motos na rua possui rodas com raios em vez de rodas de liga leve.

As rodas com raios são bastante difíceis de manter limpas... isso você provavelmente já sabe. E que elas requerem ajustes constantes, pois os raios tendem a se soltar, talvez já saiba. Mas não sei se sabe que é difícil manter um aro raiado selado. É que, devido à conexão dos raios ao aro, ficam diversas frestas pelas quais o ar pode escapar, quando se usa pneus sem câmara.

Os aros raiados foram feitos para utilização com câmaras de ar, como era o costume de antigamente.

Acontece que pneus com câmaras tem alguns problemas específicos, que levaram ao seu abandono:

- Estes pneus, quando furados, explodem. Isto é perigoso.

- Estes pneus, quando furados, não podem ser reparados na estrada, com um spray selante.

Isto não ocorre com os pneus sem câmara, que por terem estas vantagens, tomaram o lugar dos pneus com câmara. Porém, tem a desvantagem de terem vazamentos de ar pela conexão dos raios.

As rodas raiadas modernas possuem um adesivo selante na parte interna, o que impede que o ar vaze (muito) por ali. Porém, este selo pode se romper, ao ajustarmos os raios rotineiramente. Recomenda-se uma revisão do selo, se o pneu estiver perdendo muita pressão.

Mas se você possui rodas raiadas antigas, que foram feitas para uso com câmaras de ar, e colocar um pneu moderno nela, não vai ter como manter este pneu cheio. Então, ou você usa uma câmara, com os inconvenientes que ela possui, ou troca esta roda por uma mais moderna, ou manda selar o aro internamente.

5 comentários:

Alcindo disse...

Você esqueceu de dizer que as rodas raiadas tem o aro de aço, o que as torna muito mais resistentes a impactos do que as rodas de liga leve. Ou seja, em um impacto com um buraco ou uma pedra, a roda raiada só amassa, enquanto a de liga leve trinca ou quebra podendo também explodir o pneus, (o que também é perigoso).

Rafael Procopio disse...

Exatamente o que aconteceu comigo, a bordo da minha Suzuki Yes. Bati num pedregulho e a roda de liga leve quebrou. Tenho sorte de estar aqui postando esse comentário, em vez de no cemitério.

pescador disse...

hoje dia 19/12/2009 peguei um belo de um buraco na estrada de Salto de Pirapora a Piedade e la se foram as duas rodas de minha moto strada por ser de liga leve quebrou as duas, agora tenho duas perguntas tem como usar roda raiada nessa moto? e o DER pode ressarcir o meu prejuiso???

AMIGOS DA TUDÃO disse...

boa tarde sou novo por aqui mas referente a rodas sou mas cascudo do que imaginao trabalho com desempeno de rodas raiadas e liga leve !!!!raiadas sao especificas com camera!!rodas de liga desempeno acaba com sua vida utilpoi e peciso levar calor !!! e as raiadas tem durabilidade imcomparavél!!!!liga leve e apenas estética da moto visualmente fica bonitinha mas e ordinaria!!!!

alemao disse...

Já estorei os dois pneus num buraco com chuva
Minha roda raiada não sofreu dano nenhum e por ser mais larga da Bross consegui manter a estabilidade
Roda de liga e mais visual
Não troco as raiadas em liga

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