RELACIONADAS A CAMINHÕES

DICAS RELACIONADAS A CAMINHÕES Pilotagem na cidade e estrada - Após diversos dias pilotando por estradas movimentadas, povoadas de caminhões, resolvi escrever a respeito. Como motociclista, se você sai pelas estradas do Brasil, deve ter notado que os caminhões dominam boa parte da paisagem, em muitas regiões. Assim, você deve ter se perguntado: como lidar com eles com segurança?

Caminhões apresentam um perigo especialmente mortal para os motociclistas: os pneus. Um pneu recapado, tão comum atualmente, pode se desintegrar, e pedaços enormes de borracha podem atingir a moto que vem atrás. Atingir um pedaço de pneu de caminhão é o suficiente para derrubar a maior das motos. Outro perigo: se o pneu explodir, quem está por perto sofre todos os efeitos. Se já é perigoso para carros, imagine para motocicletas. Um pneu de caminhão ao estourar, equivale em força a uma dinamite.

Por causa do design atual dos caminhões, em que a parte da frente é separada, puxando um reboque de carga, é possível fazer trocas rápidas de carga. O caminhão chega no local, larga seu reboque, já pega outro com uma carga diferente e sai. Assim, geralmente o caminhão e o reboque são de proprietários diferentes, recebendo manutenções diferentes. Um pode ser descuidado com o equipamento, ou mesmo ambos... vai que acontece uma quebra quando você está por perto.

Em caminhões articulados, o motorista perde a visão traseira ao fazer curvas. Por isso, há um perigo a mais para os que estão próximos.

Também é bom tomar cuidado em sinais de trânsito. Já aconteceu de um caminhão estar parado numa sinaleira, na outra rua. Ele iria fazer um curva à direita, na minha direção. Antecipando que ele precisaria de espaço na curva, parei minha moto mais para trás que o normal. Mesmo assim, o caminhão usou cada cm do espaço, e os pneus de trás ainda subiram na calçada!

Num longo dia de pilotagem na estrada, a única diversão é ultrapassar caminhões. E é melhor manter uma velocidade mais ou menos constante, para economizar combustível.

Ao ser ultrapassado, simplesmente saia do caminho. Vá mais para a direita e deixe-os passar. Cuidado com o golpe de vento que o caminhão sempre traz. Este golpe de vento pode te empurrar até meia pista para o lado, então prepare-se e segure firme.

Após a metade do caminhão ter passado, a tendência é ele te puxar de encontro às rodas. Então não se aproxime muito dele até ele estar mais afastado.

Tente se distanciar o máximo dos caminhões atrás de você. Nas descidas, eles vão tentar melhorar o consumo, 'sentando o sarrafo'. Ser seguido por um caminhão a 120 Km/h com certeza vai lhe acordar!

Ao ultrapassar um caminhão, escolha um trecho de subida. O caminhão vai diminuir a velocidade mais do que você na subida, então esta é a oportunidade. Assim você põe uma boa distância entre vocês, para que ele não fique na sua cola na próxima descida.

Escute os pneus dos caminhões! Às vezes você pode detectar quando um pneu está prestes a explodir. Você não deve ficar nunca próximo aos pneus, mas caso ouça algum barulho estranho, saia fora! Melhor freiar e ficar bem atrás do caminhão.

Cuidado com motoristas bêbados, drogados (usando 'rebites' para ficar acordados) ou sonolentos. Se ver um caminhão oscilando de um lado para o outro, suspeite de imediato. Afaste-se dele! Talvez seja uma boa idéia buzinar, para tentar acordar o motorista. Ao fazer isto, não fique próximo, pois ele pode acordar de súbito, se assustar, e fazer alguma manobra brusca.

Cuidado nas entradas de postos de combustíveis, os caminhões costumam derramar óleo. Também cuide para não escorregar ao pisar no chão.

De preferência, se você puder, escolha estradas secundárias para a viagem. Estar numa estrada movimentada é um teste para os nervos, é muito estressante. Além de perigoso. Numa estrada calma você pode olhar a paisagem, relaxar... é assim que uma viagem de moto deve ser!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...