QUANTO MAIS RÁPIDO VOCÊ VAI...

... - Menos você pesa! - É sério! Se você pudesse medir o peso de sua moto (com você em cima), estando parado ou a 100 Km/h, haveria uma diferença interessante.

Isto acontece porque, quanto mais rápido você vai, mais forte fica a turbulência ao redor de você, e conseqüentemente maior a sustentação que esta turbulência cria (pela baixa pressão que é gerada acima de você).

E se ao invés de ficar sentado, você ficar deitado sobre o tanque, o formato de suas costas fica bem semelhante à uma asa de avião, criando mais sustentação ainda.

Se estando parado, você pesa 300 Kg combinado com sua moto, a 100 Km/h você pesará 290 Kg, ou menos. Quanto mais rápido você for, menos vai pesar.

A sustentação gerada não está distribuída igualmente entre a frente e a traseira. A frente da moto fica muito leve em altas velocidades, enquanto que a traseira fica relativamente mais pesada. Em velocidades muito altas, a frente praticamente não responde aos comandos, pois a tração nesta roda fica muito baixa.

A força de torque gerada pelo fluxo de ar tende a: levantar a frente; abaixar a traseira.

Quanto mais alto você sentar, quanto mais sua roupa se enche de ar, quanto mais largo você é, quanto maior seu pára-brisa, mais leve vai ficar a dianteira, e mais pesada a traseira.

Proprietários de customs cuidado: seu pára-brisas grande deixa a frente muito leve.

Um comentário:

ncapaverde disse...

É possivel ou existe algum equipamento (tipo aerofolio)que possa compensar este fenômeno descrito no tema que force a dianteira para baixo, sem comprometer a dinâmica de direção (estabilidade) ?
n.capaverde

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...