QUANDO O ASFALTO ACABA

- Pilotagem no cascalho - Mais cedo ou mais tarde, você irá encontrar um local onde o pavimento acaba, e você vai ter que andar no cascalho, lama, ou areia. Talvez sua moto não seja uma trail. Mesmo que seja, para passar menos sufoco, recomendo o seguinte:

Se você estiver carregando um garupa, peça para ele ficar firme no seu lugar, sem se mexer muito. Ou melhor, peça para ele descer e andar ao lado da moto, dependendo do caso.

Se conseguir, fique acima de 30 Km/h. Assim a roda traseira fornece uma boa força giroscópica, o que vai ajudar bastante a equilibrar a moto.

Por outro lado, ir mais rápido que isso é ruim. Você corre o risco de levar um tombo pior, ou de ser desviado demais da rota, pelo cascalho.

Mantenha-se apoiado nos pedais ao passar por trechos mais difíceis. Assim você fica mais ágil nos movimentos.

Não use o freio dianteiro, ele favorece bastante os tombos. Use o traseiro, se precisar parar.

Claro, se um trecho parecer particularmente difícil, vá numa velocidade que não necessite de muita frenagem.

Pilote em primeira ou segunda marchas, para que possa usar freio motor se necessário.

Não segure muito forte o guidão. Mantenha os braços frouxos, para não transmitir a instabilidade da roda dianteira para o resto da moto.

Tudo que você fizer, faça suavemente.

Entre nos trilhos que os pneus dos veículos fizeram na estrada. O solo é mais compacto ali.

De preferência, rode no trilho da direita, para ficar mais longe do tráfego no sentido oposto, se houver.

Assim, você se sentirá bem mais seguro ao rodar por estradas precárias.

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