PRIMEIROS SOCORROS

Fundamentos básicos dos primeiros socorros:

Procedimentos à respeito do local.
1) Verifique quantas vítimas são.
2) Prepare o local do acidente para evitar novas implicações. Utilize-se de galhos de árvores, triângulos e pisca-pisca de outros veículos etc.
3) Chame ou peça para chamar socorro especializado:
Os fones são:
190 - Polícia Militar
193 - Bombeiros
194 - Polícia de Trânsito
1527 - Polícia Rodoviária Federal (apenas para as BR's).
Na ligação informe o local exato, a descrição das vítimas (homens, mulheres,
crianças, idade, sexo etc).

Procedimentos à respeito da vítima.
1) Mantenha a calma. A vítima já estará extremamente abalada se já não estiver em estado de choque. É necessário que a pessoa que esteja atendendo esteja calma o suficiente para também acalmar a vítima.

2) Jamais faça a vítima saber qual a extensão real de seus ferimentos.

3) Previna-se contra doenças infecto contagiosas; evite contatos diretos com o sangue ou fluídos orgânicos da vítima; não leve as mãos à boca, olhos ou pele; não se ferir ou se já estiver ferido isole-os; lave bem as mãos após o atendimento.

4) Evite mover a vítima. Só o faça se houver perigo iminente de agravamento (ex. o veículo vai incendiar-se).

5) Na remoção procure evitar que a vítima se mexa, mantenha a posição original até chegada de socorro especializado. Mover uma pessoa acidentada é extremamente complicado e requer o uso de várias técnicas.

6) Procure socorro. Faça isso, se der, ao mesmo tempo em que socorre a vítima pedindo que alguém providencie. Atenção; os procedimentos aqui descritos são básicos e abrangem os acidentes automobilísticos mais comuns. Para procedimentos mais graves (p. exemplo: vítima inconsciente, queimaduras, grandes acidentes etc.) procure o Curso de Formação de Condutores (Auto-Escola) mais próximo e peça uma apostila de primeiros socorros. Leia e leve essa apostila no porta luvas de seu veículo. Melhor ainda se você fizer um curso específico de primeiros socorros. Procure uma unidade dos Bombeiros para maiores informações.

E cuidado!!!
Como já dissemos, os principais motivos de óbitos ou seqüelas irreversíveis nas vítimas são as omissões do socorro e a falta de um atendimento eficiente de primeiros socorros.

Portanto se você quiser prestar socorro à alguém, esteja certo do que está fazendo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...