24.10.07

PRIMEIRO PASSAGEIRO

Muitos motociclistas carregam um passageiro (vulgo garupa) de tempos em tempos.

Mais freqüentemente, isso acontece quando você deseja compartilhar a boa sensação de pilotar uma moto com sua esposa, ou quando ela pede que você a leve na garupa.

O problema é que você nunca levou um passageiro antes, e você gostaria de ganhar um pouco de experiência antes de sair para um passeio de verdade.

Meu conselho é simples: Sua esposa é a pessoa errada para ser sua primeira cobaia (sua criança é uma escolha pior ainda).

Seu primeiro passageiro deve ser um motociclista experiente.

Este passageiro sabe o que está para acontecer, sabe dos riscos de levar um tombo, e pode lhe dar dicas, e uma mãozinha se necessário. E ele não vai causar problemas quando você estiver aprendendo a segurar sua moto, com uma pessoa a mais a bordo.

Você foi um garupa antes, não foi? Sabe que é muito ruim estar andando na garupa de alguém que não pilota bem, seja por falta de habilidade ou responsabilidade.

Seu primeiro passageiro deve se encontrar com você no local combinado (um estacionamento vazio, por exemplo). Isto é, você não sai pilotando nas ruas da cidade com seu passageiro, pois ainda não treinou para isto! Com este passageiro em sua moto, você deve praticar bastante:

* montar
* desmontar
* arrancar
* freiar
* parar, esperar, arrancar (simulando um sinal de trânsito)
* marcha a ré (com os pés mesmo)
* curvas de baixa velocidade

Você não deve parar o treinamento antes de todas as suas paradas serem suaves, suas arrancadas não fazerem os capacetes bater um contra o outro, e você conseguir fazer uma curva de 90 graus, lenta, sem apoiar o pé no chão.

Sorria e se dê um desconto - você será pouco hábil e pouco suave nas primeiras vezes. Um motociclista experiente compreende isto.

Colocar uma pessoa inexperiente (e que pode se assustar fácil, desistir, etc) no seu assento, é a melhor maneira de passar vergonha. Talvez aquela pessoa nunca mais queira andar de moto com você. Pode estar certo de que você não vai impressionar sua esposa. E esse não é o seu objetivo, certo?

Um comentário:

cuidados disse...

Lembrando também do cuidado do cuidado que se deve ter com pessoas(mulheres), que sobem na moto como se estivessem montando em um cavalo, apoiam o pé na pedaleira e jogam todo o peso do corpo para passar por cima da moto e sentar no banco. Se o piloto estiver distraído ou o terreno for irregular,o tombo é certo.

Lista de Postagens