PREVENDO ERROS DOS OUTROS

Uma das melhores formas de evitar acidentes é prever os erros dos outros. Isso oferece tempo dos outros corrigirem o erro ou você se adaptar a eles. Faça assim:

Numa pista de mão dupla, ao receber um farol alto, não olhe para o outro veículo. Olhe para o centro da pista, para o resto, use sua visão periférica.

Observe os olhos do outro motorista em seus espelhos retrovisores. Um piloto que olha atentamente para um espelho lateral indica que irá fazer a manobra para esse lado.

Veículos que se aproximam lateralmente do veículo à sua frente, dão uma forte suspeita de que irão "fechá-lo" assim que houver uma brecha. Diminua a velocidade e dê essa brecha de forma controlada.

Quando um veículo tenta adentrar em sua pista, mas fica aquela dúvida de que vai ou não, assuma o comando da situação. Diminua a velocidade e de piscas com seu farol, de forma que o outro motorista perceba que pode entrar.

Um veículo cambaleando levemente de um lado para outro, indica que o motorista está sonado ou bêbado. Afaste-se desse veículo.

Nunca fique entre dois veículos mais pesados que o seu.

Evite ficar à frente de um veículo mais pesado que o seu. Os freios de um veículo leve são mais ágeis que de que de um veículo pesado.

Quando for bater na traseira de alguém, tente colidir com as laterais traseiras, são zonas de maior segurança.

Enfim, pilote sempre com atenção. Jamais pense que uma moto faz parte de você. O veículo é um equipamento, uma máquina que responde às leis da física e é muito mais forte e pesada que um ser humano.

O grande macete da direção defensiva é:

Se não sabe fazer não faça!

Se tiver dúvidas não faça!

Se não precisar não faça!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...