PRESSÃO DO GRUPO

É fácil lidar com ela - Todos os pilotos com experiência em grupo, sabem que cada indivíduo é responsável pela sua própria segurança. E também sabem que, em cada grupo, sempre vai haver alguém com a menor habilidade ou experiência. E por isso, cabe a eles pilotar num nível compatível com as habilidades deste piloto, menos experiente.

Mas às vezes, você se junta a um grupo para um passeio, e muitos dos membros são desconhecidos. Ou às vezes um membro novo se junta ao seu grupo, e ninguém conhece o nível de habilidade dele. Isto deve ser de interesse especial para o líder.

E já que é tarefa do líder estipular o ritmo de pilotagem, e ele não tem como saber o nível do novato antes de "cair na estrada", como ele vai fazer?

Isto deve ser descoberto numa conversa antes da viagem, com algumas perguntas bem feitas você poderá descobrir a informação necessária.

Mas há uma boa chance de que, se você tentar descobrir quem é o menos experiente, vai acabar ficando numa situação meio chata, porque ninguém quer admitir que é o mais fraco do grupo.

O pior é que muita gente pensa ter mais habilidade do que tem de fato, e consegue convencer os outros disso perfeitamente.

Uma solução boa é: sempre colocar um membro novo na frente da drag bike, à direita. A drag bike vai observar então este novo membro e ver como ele se comporta, e tomar alguma ação se for necessário.

Uma pessoa com a cabeça no lugar conhece seus pontos fracos e fortes, e não vai tentar acompanhar um grupo forçando seus limites pessoais, pois estará pondo em risco a segurança de todos. Esta pessoa não deixa a pressão do grupo (mesmo que seja amigável) mandar nela.

Lembre-se, forçar seus limites demais não é aprendizado, é tolice da brabas. Para aprender se vai passo a passo, com uma boa margem de segurança sempre.

Se sua cabeça não for 'no lugar', pare, e comece a endireitá-la antes de pôr os pés novamente em sua motocicleta.

Há dias em que estamos mais habilidosos e outros em que estamos menos. Não tenha vergonha de admitir para si mesmo que está num dos dias piores, é perfeitamente natural, e não é nada comparado ao incômodo de um acidente.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...