POSICIONAMENTO NA PISTA

Num sinal fechado - A posição em que você fica num sinal fechado, deve ser baseada, entre outras coisas, em: possuir uma rota de escape, ficar visível aos outros veículos, condições da rua, e o conceito de "controlar a pista".

Suponha que você está numa rua da cidade, parado num sinal fechado, preparado para fazer uma curva à direita. A lógica sugere que você deve se posicionar na direita da pista. Mas na verdade é mais seguro estar na parte central da pista.

Por que? Porque estando na faixa central, você controla a pista. Se você ficar na direita, alguém vai tentar colocar o carro ao seu lado, para ficar mais à frente.

Não importa que você tenha somente duas rodas. O que importa é que você controla a pista inteira, impedindo que outros tentem dividí-la com você. No caso acima, se você mudasse de idéia e não quisesse mais virar à direita, você teria problemas.

Pior, se o veículo ao seu lado resolver fazer uma curva à direita, você pode facilmente ser esquecido, por estar invisível no ponto cego.

Controlar a pista é tão importante quanto os outros aspectos, na escolha da posição num sinal de trânsito.

Um comentário:

Grego Mania disse...

Valeu a informação!!
Tenho observado que muitos dos motociclistas se posicionam totalmente a direita e os carros se
adiantam. Outro caso é o carro ja está lá e o motociclista chega de qualquer jeito e se posiciona ao lado.
Abraços

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...