25.10.07

PNEUS DE LONGA DURAÇÃO

Outro dia estava discutindo pneus com um amigo não-motociclista. Ele mencionou que comprou pneus novos para seu carro, de alta quilometragem, e que esperava que durassem cerca de 60.000 Km. Isto o estava agradando bastante.

Mas eu disse que um jogo de pneus para moto, de quilometragem elevada, dura cerca de 20.000 Km. Ele ficou espantado ao saber que, só o pneu traseiro, custou quase tanto quanto os 4 dele. Ainda mais porque eu teria que trocar os meus 3 vezes, antes que ele tivesse que trocar os dele.

Eu ainda disse que, se um fabricante de pneus para moto anunciasse um pneu com duração de 60.000 Km, ele poderia ter problemas em vendê-lo.

Isto é porque os pneus da motocicleta são mais 'pegajosos' que os do carro. Assim, eles grudam melhor no asfalto, ajudando a parar, e permitindo fazer curvas com inclinação elevada. Eles são mais pegajosos porque sua borracha é mais macia - o que acarreta também maior desgaste.

Por isso, para durar 60.000 Km, um pneu de motocicleta deve ser fabricado com borracha dura, com menor aderência. Assim, haveria perda de performance, o que desagradaria os motociclistas.

É possível, no entanto não muito provável, que algum fabricante desenvolva um pneu que tenha uma vida útil elevada, sem sacrificar a tração. Aí sim, os motociclistas irão comprá-lo sem dúvida. Desde que não custe muito mais caro...

Nenhum comentário:

Lista de Postagens