PILOTAGEM OFF ROAD

Posicionamento do piloto

Sentado

* O piloto deve ficar com os ombros e a coluna sempre relaxados, para evitar a fadiga.

* Os cotovelos do piloto devem ficar levemente dobrados, para melhor absorver os impactos do solo.

* Para melhorar o controle da motocicleta, os joelhos devem estar “prendendo” o tanque e as botas devem pressionar o quadro.

* Evite soltar o guidão, para freiar ou embrear, recomenda-se que use só um ou dois dedos para isto.

Em pé

Esta posição é a mais indicada para o Off-Road, por ser aquela que permite maior controle em terrenos acidentados, além dos braços e pernas funcionarem como amortecedores, diminuindo os impactos.

* Os joelhos devem ficar levemente flexionados.

* As pernas deverão pressionar o quadro da moto, se possível, pressione os joelhos no tanque, para melhorar o controle da moto.

* O salto da bota deverá estar encaixado no pedal.

* O pé esquerdo deverá ficar ao lado da alavanca de câmbio, enquanto o direito fica em cima do pedal de freio, para frenagem mais eficiente.

* O movimento do piloto para frente e para trás muda o centro de gravidade da moto. Sendo assim, quando precisar de mais peso atrás (descida) o piloto deverá deslocar-se para trás. Recomenda-se também que se desloque o peso para trás quando se aumenta a velocidade para diminuir o peso na roda da frente, aumentando a tração e diminuindo impactos. Quando estiver em uma situação em que a direção é necessária (curva), ou em uma subida, o piloto deverá deslocar seu corpo para frente.

Dica: independente da posição (em pé ou sentado), olhar para onde vai é muito importante: a moto sempre vai para onde você olha!

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