PILOTAGEM NO CALOR

Como passar bem no verão - Rodar quando a temperatura passa de 35 graus pode ser perigoso para a saúde. A menos que você se esfrie, até mesmo viagens de uma hora podem causar insolação, dores de cabeça e diarréia.

Muitos pilotos sabem que manter o pescoço fresco, porque nesta área passam muitas veias sanguíneas, ajuda bastante a diminuir estes riscos à saúde.

Uma bandana torcida, encharcada d'água, enrolada no pescoço ajuda bastante. Isto porque qualquer atividade de evaporação retira calor do seu corpo. Mas mesmo assim, dentro de meia hora a bandana já vai estar seca. O legal mesmo é fazer o seguinte:

* Fazer um 'colar de gelo': Pegue varios cubos de gelo, e enrole-os numa camiseta ou em outro pano comprido. Enrole isto como se fosse um colar, em volta do pescoço. Conforme o gelo vai derretendo, água gelada vai pingando e vai esfriando seu peito e costas. Funciona bem!

Além disto, a água pingada molha a sua camiseta, gerando uma grande área de evaporação, que ajuda a esfriar mais ainda.

E a cada parada para descanso ou abastecimento, você pode recarregar o colar de gelo - só colocando gelo novo no lugar. (Para isto, você deve pedir gelo 'emprestado' ao dono do bar...)

* Molhar o revestimento interno do capacete. Molhar bastante mesmo, principalmente se o revestimento for removível. Isto funciona bem por uma meia hora, e vai manter sua cuca fresca!

* Molhar a camiseta, claro. Se não conseguir usar o truque do colar de gelo, recorre-se a isto. Dá uma grande área de evaporação e resfriamento.

Lembrando que a camiseta não é a única coisa que deixa água evaporar - a sua pele também faz isto! Por isto, beba muito líquido a cada parada.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...