PILOTAGEM NA CHUVA

Pilotar na chuva não tem nada de especial. Desde que você lembre que o chão está molhado, e escorrega, é claro.

Quando começa a chover, cria-se no asfalto uma fina camada de sujeira que é lavada em alguns minutos. É conveniente esperar o asfalto se "lavar" bem antes de continuar acelerando.

Recomenda-se andar nos "rastros" dos pneus dos automóveis. Por ali estará mais seco.

Evite passar sobre a tinta das faixas pintadas no asfalto. Escorregam um monte quando molhadas.

Existe um fenômeno natural chamado aquaplanagem. Significa que em velocidades mais elevadas seus pneus perdem o contato com o asfalto, e passam a tocar apenas a água. É como se sua moto estivesse deslizando sobre uma fina camada de água. Imagine tentar freiar ou mudar de direção bruscamente nesta situação.

Não ande nos cantos da pista. Nunca se sabe quando tem um bueiro aberto esperando justamente a sua passagem. Aliás, é conveniente evitar poças de água. O que será que tem embaixo? Não vai querer descobrir com as rodas sua moto, certo?

Alguns freios costumam mudar de comportamento quando molhados. Passam a freiar muito menos. Se estiverem molhados, teste-os em baixa velocidade, antes que precise usar de verdade.

A aderência dos pneus da sua moto diminui com a chuva... então você precisará de mais espaço para freiar. Considere isto e não pilote muito rápido.

Cuidado com calçamento de granito! Algumas cidades possuem este piso, que quando molhado, escorrega como gelo.

Um comentário:

aloysioperez disse...

Excelente Blog! Um dos melhores que já vi. Adoro motos, e estou sempre buscando melhorar minha pilotagem.

Minha dica de viajar na chuva é a seguinte: faça o enceramento (com cera automotiva) da viseira, espelhos e parabrisa (se houver) da moto.
Isso os deixará sem gordura e mais lisos, fazendo que a água escorra mais facilmente, e dessa forma facilitando a visão na chuva.
Abcs

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...