O ABS NÃO FOI FEITO

Para parar mais rápido - Apesar da impressão geral de que veículos equipados com freios ABS param mais rápido, isto geralmente não é verdade. O ABS foi criado para impedir a perda de controle, causada pelos freios travados.

Em superfícies secas, é bastante fácil evitar que os freios travem. Por isto, o sistema ABS não traz melhorias de fato. Só em superfícies escorregadias é que há algumas vantagens. Testes mostram que em estradas escorregadias, onde a pessoa tende a travar os freios com facilidade, o sistema ABS diminui um pouco a distância de frenagem.

Mas no caso de uma superfície fofa, como cascalho, areia ou neve, o sistema ABS aumenta a distância de frenagem, dando um pior resultado que um carro com freios normais.

Carros com ABS tendem a sair mais para fora da estrada durante uma frenagem, do que carros sem ABS. Em vez de derrapar em linha reta, por exemplo, o motorista com ABS geralmente prefere sair da estrada voluntariamente, por algum motivo.

Isto para carros. Mas e para motos?

Talvez para carros o ABS faça sentido, para caminhões provavelmente, mas para motos, o ABS não tem quase nenhum valor. Num veículo de 4 rodas, uma das rodas pode rodar sobre gelo e outra não, e uma frenagem nessa situação causaria perda de controle. Mas uma moto nesta situação vai passar com ambas as rodas sobre o gelo.

Por outro lado, se sua moto possui ABS, você não precisa ser tão hábil nos freios assim. Pode freiar sem pensar muito, pois as rodas não vão travar. Isso pode ser útil, mas creio que uma habilidade pessoal de frenagem é mais importante.

Se você tem dinheiro o suficiente, pode ser que a instalação do sistema ABS valha a pena, como uma forma de segurança adicional. Se você acha que ele pode salvar sua vida, então vá em frente, não se sinta desencorajado por este texto. Só tenha expectativas realistas quanto aos resultados que pode obter, para não descobrir numa emergência, que o ABS não faz aquilo que você pensava.

5 comentários:

Marcelo disse...

Colega,

Para motos "o ABS não tem quase nenhum valor"?.

O seu texto não refleta a realidade. Chega a ser perigoso, pois muitos desavisados podem utilizá-lo como fonte de informação para decidir qual moto comprar.

O ABS é, provavelmente, o equipamento de segurança mais importante que pode ser instalado numa moto.

Vale a pena conferir os sites, que demonstram estatisticamente a segurança trazida por este equipamento.

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=3&ved=0CBYQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.webmotors.com.br%2Fwmpublicador%2FMotos_Conteudo.vxlpub%3Fhnid%3D42112&ei=8RrgS7maIcKnuAeJ76HTBg&usg=AFQjCNF8XVANRXrszG7Q8_BJ4yafqThzHA&sig2=Migk0y1kuCL678Ke94PQIA

http://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=11&ved=0CD8QFjAK&url=http%3A%2F%2Fwww.motosblog.com.br%2F2010%2F04%2F23%2Fmotos-com-abs-sao-37-mais-seguras%2F&ei=8RrgS7maIcKnuAeJ76HTBg&usg=AFQjCNFK97yNklfEoXjXVbFgmV7bCYKVeQ&sig2=qL97AN7VbM6YiXsCtTIWMQ

Marcio disse...

Sinto informar mas seu texto está completamente errado, pois o freio abs é um dos equipamentos de segurança mais importantes em motocicletas assim como o sistema de estabilidade de direção.

Emerson Ramos Baldi disse...

Esse tipo de "preconceito" com relação ao freio abs é comum vindo de pilotos altamente experientes que se garantem em frenagens de qualquer intensidade. O que provavelmente é verdade. Porém considerando que essas dicas serão muito mais aproveitadas por motociclistas sem muita experiência, basta dizer que numa frenagem violenta, normalmente na cidade ou estrada com pista calçada ou asfaltada, se houver bloqueio da roda dianteira a moto com certeza vai perder totalmente a dirigibilidade podendo até culminar em queda, levando o piloto ao chão. Essa possibilidade é amplamente reduzida se a moto for possuidora de freios com abs.

Emerson Ramos Baldi disse...

...e completando, isso ainda sem considerar as vantagens que um novato, ou mesmo um piloto com experiência terá em frenagens com pista molhada ou com sujeira.

marquinhos disse...

Só falou besteira, uma atrás da outra!! Acho que você não anda de moto né, ou tem algum problema mental....

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...