25.10.07

MÉTODO DE FRENAGEM

Determinado pela velocidade - Todos já ouvimos que 70% do poder de frenagem vem do freio dianteiro. Sem querer começar outra discussão, acontece que hoje em dia até 100% do poder de frenagem vem do freio dianteiro!

Com os freios avançados de hoje em dia, e com os pneus bons, é possível ter tanto poder de frenagem na roda dianteira, que você pode levantar a traseira do chão!

As escolas tradicionais de motociclismo ensinavam que a frenagem era obtida 75% da frente em piso seco, e 25% da traseira. E em piso molhado, 50% na frente e 50% atrás. Este pode não ser mais o melhor conselho, porque a velocidade não está sendo considerada.

Por exemplo, em baixas velocidades, você pode freiar completamente, só usando o freio traseiro, e se o piso estiver escorregadio (grama molhada, cascalho solto), você deve usar somente o freio traseiro mesmo.

Em velocidades um pouco mais altas (mais de 30 Km/h), você deve ter o cuidado de nunca aplicar os freios tão rápido que trave uma das rodas. (já foi explicado que isto leva ao chão muito rápido)

E durante frenagens fortes, você deve aliviar um pouco o freio traseiro, para que com a transferência de peso a roda não trave.

Veja o próximo post para mais dicas de frenagem.

Nenhum comentário:

Lista de Postagens