MÉTODO DE FRENAGEM GRADUAL

Muitos instrutores ainda falam do velho macete de 75% dianteiro, 25% traseiro (50% e 50% na chuva). Por isso, é uma pena dizer que hoje em dia, isto está errado.

O progresso altera as coisas. Os freios antigos, de baixa performance, é que deram origem a este macete, que foi sendo passado de geração em geração. A motocicleta que deu origem a estes números ultrapassados foi a Triumph Speed Twin, que através de medições, chegou a estes números conhecidos mundialmente. Mas isto foi há 40 anos atrás...

Os pneus eram finos, os freios, primitivos, a moto era muito alta, tudo era diferente das máquinas de alta tecnologia de hoje em dia. O centro de gravidade das motos da década de 60, por exemplo era 30 cm mais alto do que o das motos de hoje em dia. Os amortecedores eram super duros, ou muito moles, que chegavam ao fim do curso com frenagem forte. O resultado é o mesmo, o garfo dianteiro quase não amortecia nada.

Pelo menos desde a RD 350, as motos podem fazer stoppies sem se acidentarem depois, isto mostra que já na época do lançamento desta moto, se usava 100% de frenagem dianteira.

Veja abaixo o passo-a-passo do método de frenagem gradual, para motocicletas modernas em piso seco:

# Você aplica os dois freios gradualmente, com força igual, no início da frenagem.

# O peso se transfere para a frente, a suspensão se comprime, e seus braços acompanham o movimento.

# Agora há mais peso na frente (até 100% do peso se você está freiando a 1G, e motos modernas de corrida freiam até 1.2G).

# Você alivia a maior parte da força do freio traseiro, e aumenta a pressão no dianteiro. (Pode fazer 90% F / 10% T).

# A moto está parando e a força aplicada por você nos freios e rodas está diminuindo (a força é proporcional à velocidade).

# A suspensão começa a levantar a dianteira da moto.

# Se isto foi numa emergência, você pode respirar aliviado.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...