ÓLEO SINTÉTICO

Melhor que o mineral? - Em quase todos os casos, o uso do óleo sintético é melhor em sua motocicleta, comparado com o óleo mineral. Mas não em todos os casos. Por exemplo, aditivos com Teflon são prejudiciais.

A maioria dos óleos possui partes sintéticas, mesmo os minerais. Estes, são combinados com aditivos, que por sua vez, são todos sintéticos. Assim, já temos uma certa experiência com óleos sintéticos em nossos motores.

O principal inconveniente dos óleos sintéticos é que eles são mais caros. Mas em troca por um preço inicial elevado, você leva vida do óleo mais longa, bom desempenho do óleo em altas ou baixas temperaturas e RPM, lubrificação melhor (são mais escorregadios), além de todas as funções dos óleos minerais aditivados.

O óleo deve fazer outras coisas além de facilitar o deslize do metal. Ele deve absorver água, diminuindo a possibilidade de corrosão. Ele deve manter as peças limpas, soltando sujeiras que querem grudar no metal. E deve suportar forças de abrasão, claro. Os óleos sintéticos atuais fazem tudo isto, e melhor que os óleos minerais.

Os primeiros óleos sintéticos não eram muito bons. O Mobil-1, por exemplo, costumava comer anéis de vedação. Hoje em dia ele não faz mais isto.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...