JUNTAR-SE A UM GRUPO

Nunca em movimento - Digamos que você esteja passeando na estrada, e encontra um grupo de motociclistas. Eles parecem bem disciplinados e seguros na pilotagem. Você deseja se juntar a eles. Como você procede? Você pode alcançá-los e entrar no fim da fila? Você precisa ter o mesmo tipo de moto que eles estão usando?

Primeiro, uma explicação. O grupo de motociclistas a que você pretende se juntar, tem uma história em comum, já se conhecem há algum tempo. Nem que este tempo seja uma hora, eles já se conhecem. Poderiam por exemplo, estar participando de um passeio organizado pela concessionária (alguns passeios deste tipo são ridículos). Ou podem ser todos membros de uma organização como a GWRRA. Ou podem ser Hell's Angels.

Pode ser que um 'forasteiro' seja bem vindo a se juntar à eles, mas você não faz idéia se isto é verdade.

Se você possuir um CB, e um dos membros do grupo também, você pode tentar descobrir o canal que estão usando. Você pode dizer "bonitas motos" e perguntar para onde estão indo. Vai se tornar bem óbvio se eles estão convidativos ou não, pela conversa no rádio.

Mas se você não possuir um CB, ou ninguém do grupo possuir, ou ninguém responder aos seus contatos no rádio, você fica sem saber o que pensar. Além dos fatos óbvios de que:

- estão pilotando juntos
- têm um destino em comum
- possuem uma história em comum

Há outras realidades para as quais você deve estar preparado:

- pode haver um ou mais membros drogados ou bêbados
- o grupo pode estar procurando encrenca
- o grupo pode ter recém experimentado problemas, com alguém que se juntou a eles sem convite, ou algo parecido
- o grupo, apesar das aparências, pode não ter a mínima idéia de como pilotar com segurança

Assim, não é aconselhável se juntar a um grupo estranho, mesmo que você consiga contato rádio com eles.

Mas já que isso é o que você quer, pode fazer o seguinte:

Tente fazer contato rádio, e pergunte para onde vão. Se eles parecerem amigáveis, tente descobrir onde será a próxima parada deles. Fale pelo rádio que você gostaria de se juntar a eles nessa próxima parada, e que seguirá atrás até chegar ao local. Fique atrás da última moto, com uma distância de pelo menos três vezes a que o grupo está usando. Siga-os sem entrar na formação.

Se você não conseguiu fazer contato rádio com o grupo, a única alternativa é seguí-los até a próxima parada. Mas não siga o grupo sem convite. Já que você não tem certeza se eles querem que você se junte a eles, não ande tão próximo quanto no exemplo acima. Mantenha uma distância de pelo menos cinco vezes a que o grupo está usando. Tente disfarçar que você está os seguindo. Deixe um carro ou dois ficar entre vocês. Pode ser que pensem se tratar de um assalto... você não quer dar essa impressão, não é mesmo?

Na primeira parada, você se apresenta a algum membro do grupo. Estacione sua moto em algum lugar à vista, mas não tão perto, como se fosse membro do grupo. Fale com a primeira pessoa que parecer simpática. Se esta pessoa disser que não pode decidir quem entra ou não, acredite, geralmente é verdade. Pergunte então quem decide isso, e fale com esta pessoa. Na conversa, descubra as regras de pilotagem, e mantenha os olhos abertos para sinais de drogas ou álcool.

Boa sorte com a nova turma. Não se esqueça da regra número um: Nunca bata na moto à sua frente!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...