HABILIDADE

- Às vezes não é mais que auto-confiança - Certa vez, estava com uns amigos passeando por uma estrada pouco movimentada, quando o líder pediu para fazermos uma curva de reversão (curva em U). A estrada era estreita, e não havia trânsito próximo.

A maioria de nós fez uma manobra de três pontos, ou seja, avançamos em curva até onde era possível, demos ré, e terminamos a curva.

Mas havia uma exceção. Um de nossos amigos era um homem grande, 1,80 m e quase 100 Kg. Sua moto era uma big trail.

Ele simplesmente se inclinou pra caramba com sua moto, e fez a curva inteira de 180 graus de uma vez só, sem precisar parar ou sair da estrada.

Ele foi bem elogiado pelo CB, por sua habilidade. Eram elogios bem merecidos. Ele tinha demonstrado domínio da embreagem, do acelerador, e da cabeça.

Mesmo com habilidade modesta, quase qualquer um de nós consegue se inclinar o suficiente, numa curva lenta, para arrastar o pedal no chão. Mas, muito poucos tentam fazer isto, porque não sabem que conseguem. Assim, se contentam em fazer o que sabem que conseguem, como uma manobra de três pontos.

Mas como este homem desenvolveu auto-confiança para fazer esta manobra radical? Ele tem experiência. Experiência ganha com muita prática.

Seja habilidade ou auto-confiança, este homem domina sua moto muito bem. Sua curva de reversão levou menos tempo que a nossa, por isto esteve menos tempo exposto numa manobra no meio da estrada. A experiência trouxe auto-confiança, que trouxe segurança.

Assim, saia regularmente para treinar manobras. Pratique, pratique, pratique. Ganhe o respeito e consideração dos amigos, aumentando sua auto-confiança e habilidade. Reduza os riscos quando fizer uma curva de reversão.

A prática aumenta a auto-confiança. A auto-confiança aparece como habilidade. Mas auto-confiança em excesso pode matar. A diferença entre as duas é que: quando você tem auto-confiança, você sabe que pode. Quando você tem auto-confiança em excesso, você pensa que pode.

Fazer uma curva de reversão como este amigo fez pode não ser muito importante, mas não conseguir terminar uma curva por falta de inclinação (e auto-confiança) é algo inaceitável.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...