25.10.07

FIXAÇÃO DE ALVO

Use-a para seu benefício - Às vezes, nós pilotos temos a tendência de minimizar os riscos que ouvimos falar. Por exemplo, quem fez uma boa moto-escola ouviu falar de fixação de alvo. Se fixar em alguma coisa significa não poder desviar sua atenção para outras coisas. No caso de motocicletas, isto significa que elas vão para onde estivermos olhando. Se olharmos para um buraco no chão, e não tirarmos os olhos dele, o que vai acontecer é que vamos passar por cima deste buraco.

Apesar de ser verdadeiro, o exemplo acima representa uma situação trivial. Ficamos com a impressão de que fixação de alvo é também um fenômeno trivial, porque podemos pelo menos tentar desviar do buraco assim mesmo.

No estudo de caso desta obra, tratamos de um caso grave de acidente, causado por fixação de alvo. Como você pode ver, fixação de alvo é realmente um problema sério.

É fácil dizer "não se fixe num alvo", mas na realidade é mais difícil que isto, e requer um pouco de prática. Você pode treinar até com uma bicicleta. Andando na rua, com uma velocidade mais ou menos alta, aponte para um poste do outro lado da rua, e fique olhando para ele. Agora tente desviar. Você vai ver que a bicicleta não obedece aos comandos, a não ser que você olhe para outro ponto. É um efeito bem forte.

Então, quando estiver numa fria, use a fixação de alvo para salvar sua pele. Não olhe para o caminhão/carro/árvore/buraco, olhe para onde você deve escapar e faça uma manobra evasiva.

Não pense que isto é 'bobagem para iniciantes', pelo menos até ter feito o exercício proposto acima.

Um comentário:

Grego Mania disse...

Ola,
Tenho lido seus arquivos, sao otimos.
PARABENS!!!
Peço que classifique-os em:
-Iniciante
-Intermediario
-Avançado
Sou iniciante e tudo é novidade.
Abraços,
Leticia
Fortaleza-CE

Lista de Postagens