EXPERIÊNCIA OFF-ROAD

Boa ou ruim? - Com relação à pilotagem street, muitos se perguntam se uma experiência off-road anterior é uma boa coisa. Creio que seja ambas as coisas.

Sem dúvida, experiência off-road fornece uma oportunidade de ouro para pegar o jeito de manejar uma motocicleta, particularmente em situações em que a tração está reduzida, ou quando a moto está perto de seus limites (grande inclinação ou desvio de obstáculos).

Por outro lado, experiência off-road é quase irrelevante quando se trata de trânsito de cidade ou de altas velocidades.

É verdade que a pilotagem off-road envolve um maior número de acidentes. Cair da moto acontece com certa frequência. Os motociclistas street esperam nunca ter este acidente (o que não quer dizer que não aconteça).

Exceto quando competindo, os pilotos off-road podem ter certeza de que, se ocorrer um acidente, é culpa somente deles. Já em street, geralmente é 50% culpa do motociclista e 50% culpa de alguém outro.

Experiência off-road faz estes pilotos pensarem, em geral, que são "à prova de besteiras", e que certos acidentes só ocorrem com inexperientes. Isso os leva a pilotar perto dos limites, e a correr mais riscos que os pilotos street.

Em geral, os pilotos off-road sofrem menos acidentes do que os pilotos street. Mas se há uma competição, por exemplo, motocross, há um número muito maior de acidentes com os off-road, ao contrário da motovelocidade. No entanto, apesar do número de acidentes ser bem maior, a gravidade dos acidentes é sempre menor. Isto porque no off-road se usa muito mais proteção, como armaduras rígidas, etc.

Quando você sabe pilotar off-road, é improvável que sinta medo de estradas de terra, ou da areia. Por isto, acho que vale a pena fazer treinos deste tipo.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...