25.10.07

ESCOLHENDO E AJUSTANDO

O CAPACETE - Tenha um capacete integral. O aberto permite que você detone o seu rosto numa queda. E que gata vai te olhar se você estiver com a cara esborrachada?? O capacete fechado é muito melhor num acidente, acredite.


Alguns capacetes abertos, muito usados por proprietários de customs, não têm o selo do INMETRO, portanto, dependendo do guarda de trânsito, podem virar um problema.

Na escolha de um capacete, dê preferência em primeiro lugar pelo material de fabricação, Kevlar e Plástico Injetado, que são mais resistentes que Fibra de Vidro. Leve também em conta o fabricante, boas marcas devem ter preferência.

Muito importante também é o tamanho do capacete. Capacetes diferentes com o mesmo número têm as formas diferentes e podem não vestir tão bem.

Capacetes largos podem sair da cabeça numa queda, e assim não vão adiantar nada.

Para testar se o capacete serve bem, prenda a cinta do queixo, e tente tirar o capacete puxando pela parte de trás. Passe os braços por cima do capacete e tente puxar para cima e para frente. Se ele sair, você deve escolher outro capacete.

Capacetes apertados com o tempo vão causar dores, que podem impossibilitar o usuário de seguir viagem. Uma compressão das orelhas se torna insuportável depois de um tempo.

Via de regra, o capacete deve entrar justo mas sem apertar demais. As partes de espuma vão ceder com o tempo e se ajustar ao seu rosto e cabeça, mas as partes em isopor merecem cuidados especiais.

Se seu capacete está machucando na testa, localize a posição e pressione fortemente com uma colher a fim de "amassar" um pouco o isopor, afrouxando a pressão em sua testa. No caso de estar machucando na orelha, retire a forração até expor o isopor, com a ajuda de uma faca ou canivete, aumente a área destinada a orelha, dos dois lados, e recoloque a forração. As orelhas devem ficar livres de qualquer pressão sob o risco de dor intensa após algum tempo de uso do capacete.

Para uso do capacete por tempo prolongado, é aconselhável usar bandana por baixo, isto evitará que o suor deixe o capacete com cheiro desagradável, além de evitar coceira. Em dias quentes, molhe a bandana para refrescar. Ela secará no caminho. Obs: se você guardá-la molhada, ela fica com mau cheiro (pré-mofo).

As viseiras devem ser mantidas limpas e sem arranhões. Você pode sair a noite com sua viseira e descobrir perigosamente que não consegue enxergar nada quando cruza com a luz de um carro em sentido contrário. A viseira um pouco arranhada que você acha que dá para usar durante o dia pode tirar sua visão e causar um acidente à noite. O mesmo vale para o pôr do sol...

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