ENSINANDO A INCLINAR

ENSINANDO UM NOVATO A INCLINAR - FAZENDO CURVAS Há duas coisas que fazem com que os novatos queiram manter a vertical em suas motos: Estão com medo de cair, baseados numa queda anterior, que combinou baixa velocidade e aplicação dos freios. Estão com medo de que o motor apague numa curva lenta, e que isso resultará em mais uma queda. Os motores apagam se estiverem frios, ou se a marcha lenta estiver com a regulagem baixa. Assim, você não deve praticar curvas lentas numa moto fria. O piloto deve saber que seu motor não apagará, sem a necessidade de acelerá-lo. Se isto não acontecer, ele vai prestar mais atenção no motor do que nas curvas. Um truque usado para diminuir estes receios, é mostrar o "centro de gravidade baixo", primeiro na imaginação e depois na vida real. Imagine um cabo de vassoura, com uma bola de boliche presa na ponta. A bola em cima, e a outra ponta no solo. Quanto você acha que poderia inclinar este cabo de vassoura, antes de perder o equilíbrio? Bem pouco né?

Agora imagine as bolas de boliche na parte de baixo, e com o cabo em cima. Claramente, você agora pode inclinar muito mais o cabo de vassoura antes de perder o equilíbrio... Esta é a "magia" de ter um centro de gravidade baixo. Então, suba em sua moto e apoie seu peso nos pedais, em vez de ficar sentado. Andando devagar, oscile um pouco, para a direita e para a esquerda. Faça pequenas curvas, movendo a moto mas mantendo sua cabeça na vertical. A moto faz curvas mas acaba andando reto. Não há a menor possibilidade de cair. Claramente, o centro de gravidade deve ser bem baixo para isto acontecer. Quando você tiver mais confiança, faça curvas um pouco mais rápido (uns 25 Km/h), inclinando-se um pouco. Depois repita a curva inclinando um pouco mais... e outra vez inclinando mais... você pode inclinar com segurança até quase raspar os pedais no chão. Agora, mais um exercício para desenvolver a habilidade em baixa velocidade. Estando parado, vire todo o guidão para a direita ou esquerda. Agora ponha a moto em movimento saindo desta posição, em curva. No início é meio intimidante mas pode ser feito com perfeita segurança. Nota: Se você aplicar os freios quando fizer estas curvas, vai levar um tombo. Freios e curvas de baixa velocidade não combinam. Não esquecer: não freiar ao estar inclinado e curvando em baixa velocidade. Isto é, se você quiser parar, endireite a moto primeiro. Se ao fazer uma curva com maior velocidade, você achar que não pode inclinar mais nada, então ESTE é o momento de inclinar mais ainda. (não freiar!!) Logo você estará fazendo curvas inclinadas como um profissional, e controlará a moto perfeitamente em baixas velocidades.

5 comentários:

Silvano Azevedo disse...

estou prestes a adquirir uma moto e começar na moto escola. tava tirando duvidas na net e me deparei c/ seu blog...foi direto p/ os favoritos...super esclarecedor!
o que seria melhor, pegar a moto antes, durante(derrepente p/ complementar os treinos) ou depois de passar pela moto escola?
vlw cara! parabens!

Marcelo disse...

Valeu pelas dicas! Teu site está com conteúdo melhor que qualquer site gringo!

Parabéns!

max disse...

Estou começando a pilotar.Sempre que tenho dúvidas quanto à pilotagem seu blog é parada obrigatória.Gostaria que os instrutores de moto passassem por aqui também...atrapalhá-los não vai!!
Parabéns

gabina disse...

Fuço tudo que se refere a motos na Net, mas raramente vejo um material com essa qualidade, principalmente nos sites das revistas do meio. Vida longa ao Blog e seu autor!

vitor disse...

legal cara,belos comentários,principalmente,para aqueles como eu,apelidados de loxa,srrsr,ou seja iniciantes,são boas práticas de pilotagem,valeu e parabens fuiiiii

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