25.10.07

ENCHENDO O TANQUE

Dicas que podem salvar sua pele - O tanque está ficando com o nível baixo, então você entra no primeiro posto de combustível que encontra. Você para ao lado da bomba. Desce o apoio lateral. Os seguintes passos podem salvar sua vida:

Desligue seu motor

Se gasolina vazar enquanto você leva a mangueira até o tanque, ou porque você encheu demais, você corre o risco de explodir tudo. O motor e escapamento vão estar quentes, e o sistema elétrico pode fazer faíscas.

Retire seu capacete

Se você está com o capacete, não vai conseguir detectar um fogo tão rápido quanto conseguiria sem ele. E se houver um cabo de rádio conectando o capacete à moto, você não vai conseguir evacuar a área com rapidez.

Desça da motocicleta

Por algum motivo este passo constuma ser mais ignorado que os outros. Talvez seja preguiça de descer da moto após uma longa viagem. Mas se a gasolina vazar do tanque, vai encharcar diretamente seu "amigão". Além de arder pra burro, se alguém acender um cigarro, você vai ter uma bela carreira como transexual.

Encha o tanque, mas não até em cima

Como a maioria das tampas não é selada, a gasolina pode vazar na primeira curva ou buraco. Algumas motos possuem dois tanques lado-a-lado, interligados. Um truque com estes tanques é que, quando você enche o tanque de cima, deve sempre olhar o nível no tanque de baixo. Já que a moto está no apoio lateral, a moto está inclinada também. Se você encher muito, a gasolina vai vazar pelo tanque mais baixo.

Não fume a menos de 10 metros de uma bomba de gasolina

Nem a menos de 10 m da moto, com o tanque aberto. E mantenha a ignição desligada. E principalmente não use seu CB.

Se algum dia você ficar com a "virilha" encharcada de gasolina, despeje muita água em cima. Encharque sua roupa d'água. Isto também vale para qualquer peça de roupa que entre em contato com gasolina.

NÃO ANDE. A eletricidade estática que vai se formar pode "acender" a gasolina com facilidade. Peça para alguém outro correr para buscar a água.

Se estiver em casa, não coloque estas roupas para lavar na máquina. Molhe bastante e deixe secar ao ar livre.

Lembrete: se você consegue sentir o cheiro de gasolina, é porque há o suficiente para pegar fogo.

Um comentário:

Grego Mania disse...

Oi,
Excelente!!... Observo muito nos postos de gasolina, motociclistas ou melhor dizendo, "motopeiras" montados em suas motos enquanto abastecem.
Valeu a dica!!

Lista de Postagens