EFEITO TIRA DE BORRACHA

PILOTAGEM EM GRUPO E o efeito Tira de Borracha - Enquanto levamos cerca de 1 segundo para reconhecer e começar a reagir a uma ameaça, levamos de 2 a 3 para detectar uma mudança de velocidade na moto à frente, numa pilotagem em grupo.

Alguns segundos não soam muito, mas quando os segundos se acumulam moto após moto, há uma diferença grande. Particularmente se houverem mais de 6 motos no grupo.

O efeito recebeu o nome de Tira de Borracha, pois é essa a impressão que se tem, ao observar as motos de fora.

Todos já experimentamos este efeito, ao pilotar em grupo.

Ele é particularmente perigoso no caso de frenagem em antecipação a uma curva. As motos começam a se "empilhar" na entrada da curva e pode haver colisão.

Imagine como este efeito é prejudicial quando há muitas motos. Se houvessem 20 motos, por exemplo, o efeito seria enorme. A formação se desfaria por um tempo.

Imagine se o líder, ao sair de uma curva de 50 Km/h, acelerar o máximo até 100 km/h. O buraco entre ele e as motos de trás vai ser muito grande.

Há coisas que podem acabar com este problema:

* O líder pode mudar sua velocidade mais gradualmente.

* O líder pode anunciar mudanças de velocidade no CB, para reduzir os tempos de reação.

* Todas as motos podem reagir às mudanças de velocidade das motos mais distantes, em vez de reagir às motos imediatamente à frente.

* Um líder não acelera a menos de 15 segundos de distância de uma curva.

* A regra de 2 segundos entre as motos deve ser abandonada ao rodar por zonas curvas. Esta regra faz sentido somente em retas.

* Não permitir que o grupo fique maior que seis motos, se um dos pilotos for inexperiente.

* Não permitir que o grupo fique maior que oito motos, se forem todos experientes e se já pilotaram juntos diversas vezes.

* Nos casos acima, deve-se criar dois grupos menores em vez de um grande.

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