24.10.07

DRAG BIKE

O Mais Experiente - Apesar de um grupo ser muito dependente do líder para uma boa viagem, este grupo depende ainda mais da drag bike, a última moto do grupo.

Além do importante papel de ser quem faz as mudanças de pista, ultrapassagens, etc, a drag bike também tem as seguintes funções:

- Conferir se todos têm seu apoio lateral recolhido.

- Ajudar um membro do grupo quando este for obrigado a se afastar, por motivos mecânicos, médicos ou seja lá o que for.

- Observar a performance dos membros do grupo, sugerindo mudanças de posição onde necessário.

- Observar comportamentos perigosos de indivíduos, ou do grupo todo, alertando-os para isto.

- Verificar luzes queimadas, pneus com problemas, ou bagagem que está quase caindo, etc.

Estando na traseira do grupo, a drag bike está na posição ideal para desempenhar estas tarefas, e estas tarefas requerem que a drag bike seja o melhor piloto de todos. A drag bike deve ter:

- um kit completo de primeiros socorros (de acordo com o explicado em outro artigo), extintor de incêndio, a possibilidade de acender luzes de emergência, e um sistema confiável de comunicação.

- o piloto da drag bike deve ter feito cursos de direção defensiva, ter um conhecimento de primeiros socorros, e ter uma mentalidade de segurança.

Quando se está fazendo um pit stop, a drag bike pode ver se todas as luzes de freio se acenderam, e vai avisar se alguma está queimada. Ela faz o mesmo se vê algum pisca que não acende ou que foi esquecido ligado. Bagagem que está para cair, tampas deixadas abertas, ou mochilas esquecidas abertas, são coisas que devem ser reportadas, não só pela drag bike, mas pelos outros também. Cada um cuida da moto que vai à sua frente.

Se uma moto precisa deixar o grupo, a drag bike decide se é necessário mais apoio (como por exemplo, um mecânico), e deve providenciar isto. Se um membro parar no acostamento, a drag bike deve avisar o fato pelo rádio.

Se houver um problema maior, a drag bike deve avisar o líder pelo rádio, que vai providenciar mais auxílio conforme a necessidade. Por exemplo, antes de começar uma manobra de ressuscitação, a drag bike deve avisar o grupo pelo rádio para que eles providenciem auxílio médico. É também por isto que, se todos do grupo forem do mesmo nível de habilidade, a drag bike deve ser alguém que tenha um passageiro - para que um fale no rádio enquanto o outro presta socorro)

Durante o passeio, pode ser que a drag bike veja um membro do grupo diminuir consideravelmente a velocidade antes de uma curva. Isto é um sinal certo de que este membro está tendo seus limites pessoais forçados pelo grupo. A drag bike deve fazer duas coisas:

A: avisar pelo rádio para o grupo diminuir a velocidade

B: ele deve fazer o piloto com problemas ir para a traseira do grupo, à sua frente. Esta mudança é melhor fazer na próxma parada, mas às vezes deve ser feita imediatamente.

Se a drag bike observar que um membro do grupo não possui condições para pilotar sua moto adequadamente, ele deve avisar o líder, e solicitar uma parada imediata. Na maioria dos casos a solução para isto é insistir para que o membro com problemas deixe o grupo, e seja escoltado para um lugar seguro. Tipicamente, é a drag bike que faz isto. Deve-se ser firme mas cuidar para não humilhar este membro.

Em casos sérios, como intoxicação por drogas, álcool ou medicamentos, o membro em questão deve ser impedido de pilotar sua moto (se for possível pará-lo), e um dos garupas (caso possua habilitação) deve levar a moto do membro para um local seguro. Neste caso, o membro sem condições não deve ser o garupa, deve-se levá-lo de carro preferencialmente.

Se o líder ou a drag bike insistir para que um membro não acompanhe o grupo, o grupo não deve permitir que este membro os desobedeça. Caso ele se recuse a abandonar o grupo, o grupo deve então ficar parado até ele ir embora.

O líder e a drag bike são uma equipe feita para conduzir o grupo até o destino com segurança, não são apenas posições simbólicas. Elas requerem treino, cooperação, bom humor, comunicação, e bom julgamento. Por isto, escolha sempre o melhor para ser a drag bike, e não o pior.

Nenhum comentário:

Lista de Postagens