DICAS PARA PILOTOS BAIXOS

De motos altas - A maioria dos pilotos com menor estatura aprende a pilotar em motos menores também. Supondo que eles queiram trocar de moto, e esta seja alta, aqui vão 10 dicas para ajudá-los.

Não importa o quanto você tenha rodado com uma moto menor, não suponha que por causa disto, você pode sair por aí com uma moto maior, sem praticar no estacionamento antes. Mudar para uma moto maior é quase como começar do zero.

Se você consegue apoiar um pé totalmente no chão, e com o outro encostar a parte da frente, você provavelmente vai ter um bom controle da moto. A maioria das motos pode ter o assento rebaixado uns 2 cm para melhor apoio dos pés, à custa de algum conforto, cortando-se a espuma.

Como o medo de deixar a moto cair deve ser superado desde o início, se você possuir uma moto com boa proteção lateral, você pode parar em cima de um gramado e praticar quedas. Você deixa a moto cair devagar para o lado, cuidando para afastar a perna do lado que está caindo (esta situação foi descrita num outro capítulo). Isto é para que a moto nunca acabe por cima de sua perna, por acidente.

Antes de pegar sua moto grande e sair por aí, decore a posição dos comandos, até mesmo aqueles que você pensa que não vai precisar usar (como o botão de "mudo" do rádio).

Ao parar numa lomba perpendicular à moto (para estacionar de frente para a rua numa lomba, por exemplo), apoie a moto primeiro no pé de cima, e depois cuidadosamente apoie no pé de baixo. Se for necessário, você pode ficar apoiado só no pé de cima por um longo tempo (afinal, o peso da moto está sendo suportado pelos pneus e não por sua perna). Se a moto cair ao chão porque "faltou pé", você vai ganhar um apelido na certa...

Numa curva de baixa velocidade, apertada, você pode apertar bem pouquinho o freio traseiro, para ajudar a manter a inclinação constante. Nunca esqueça de olhar bem para a curva.

Para tirar uma moto grande do apoio lateral, quando ela estiver tão inclinada que você não possa fazer isto facilmente, pressione o freio dianteiro e a embreagem (estando o motor ligado ou não), e empurre a moto para frente. Isto comprime um pouco a suspensão dianteira, deixando a moto um pouco mais baixa.

E claro, deixe a regulagem de pré-carga da suspensão na posição mais baixa. Não é exatamente para isto que a pré-carga serve, mas quebra seu galho.

3 comentários:

Rosimeire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosimeire disse...

Oi eu sou mulher e estou querendo comprar uma moto uma q eu gostei e que esta com o preço bem acessivel pra mim é a cg125 mas eu tenho 1,54mts e fico na pontinha dos pés em cima da moto gostaria de saber se nao é perigoso e algumas dicas para mim se adaptar melhor a essa moto.
Muito Obrigada!!!!!

Anônimo disse...

Olá, tenho 1,50mt de altura e gostaria de saber se poderia comprar a cg 150fan da honda? também gostaria de saber se é possível andar em uma moto em que apenas a ponta de um dos pés chega ao chão por vez. obrigada

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