25.10.07

DESENTERRAR MOTO DA AREIA

COMO DESENTERRAR A MOTO DA AREIA - Também vale para lama Evitar as quedas e não enterrar a moto na areia é um dos segredos para transpor com sucesso uma zona de dunas. Contudo, esse incidente acontece mesmo aos mais experientes.

Por isso, se você começar a acelerar desesperadamente, sem ver a moto sair do lugar, pare imediatamente! Se continuar a insistir a moto irá enterrar-se cada vez mais, correndo o risco de, ao mesmo tempo, superaquecer o motor, o que depois lhe dará muito mais trabalho para a desenterrar.

Comece por efetuar movimentos laterais, empurrando a moto de um lado para o outro. Estes movimentos farão com que a areia escorra para debaixo das rodas, obrigando-a a subir. Caso seja necessário deite-a no chão, assim a roda sai completamente da areia.

Caso tenha se enterrado um pouco no topo de uma duna, mas ainda consegue botar os dois pés com firmeza na areia, dê pequenas acelerações enquanto impulsiona a moto para a frente. Por vezes esta "pequena" força de braços, com a ajuda da inclinação do topo, é suficiente para fazer a moto sair. Tenha cuidado para não acelerar demasiado, engate a segunda marcha e faça-o com suavidade sentindo a tração.

Se acelerar demasiado corre o risco de se enterrar ainda mais!

Quando se cai em superfícies inclinadas, a moto fica, muitas vezes, na pior posição, com as rodas viradas para a parte mais alta. Não vale a pena tentar esforçar-se para a levantar desta maneira. Puxe por uma das rodas de forma a rodar a moto deitada na areia, até ficar com as duas rodas para baixo - dependendo da areia, vai riscar seu tanque... Depois coloque-se na parte mais alta da areia, ao lado do banco, e verá que levantá-la se torna muito mais fácil.

Nenhum comentário:

Lista de Postagens