28.10.07

ENFRENTAR UM ALAGAMENTO

A melhor forma de enfrentar um alagamento é não o fazendo, pois você não sabe o que a água está escondendo (obstáculos, buracos etc). Pare a moto e espere o nível de água abaixar.

Se não for possível e você tem que passar por ele, faça o seguinte:

1) Engate a primeira marcha e só mude de marcha quando passar pelo alagamento, ou seja, durante todo o trajeto você não pode mudar de marcha, senão, no refluxo de gases, a água pode entrar e o motor apagar.

2) Durante o trajeto mantenha a sua moto bem acelerada (acelere e controle a velocidade com a embreagem), a saída dos gases com pressão evita que a água entre.

3) Se você perceber que o escapamento está submerso jamais desacelere. Se tiver que parar a moto, use a embreagem, e freie com cuidado. Tudo isso você deverá fazer com a moto acelerada. Aguarde, sempre acelerando, o volume de água abaixar você irá gastar muito combustível, mas irá proteger o motor.

Se a moto apagar, o que fazer?

A primeira atitude é ter sangue frio e não se preocupar em demasia com sua moto, de qualquer forma ela sofrerá graves prejuízos.

Já que sua moto irá ser bem danificada (de uma forma ou de outra), busque sua segurança e a de terceiros.

Quando o nível da água baixar, chame um guincho.

Jamais tente ligar um motor que foi molhado (mesmo se estiver seco), os danos se multiplicam, pois a sujeira presente na água funcionará como um poderoso abrasivo e irá corroer todo o motor por dentro

Procure uma oficina idônea e explique o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Lista de Postagens