ARMADILHAS DE RODAS

- Meio-fio, canaletas, trilhos, bueiros - Por mais ágeis que sejam nossas máquinas, há momentos em que nossas duas rodas simplesmente não dão conta das tarefas. A menos que nós saibamos facilitar essas tarefas para elas.

Suponha que estejamos rodando paralelo a uma calha no meio da rua. Essa calha tem 5 cm de profundidade e 11 cm de largura. Ela parece atrair a roda como se fosse um ímã... primeiro a roda dianteira, depois a traseira, e você percebe que não tem como sair dessa calha. Você virou um trem, preso ao trilho.

Além da calha, existem outras armadilhas de rodas. Por exemplo, se colocaram asfalto novo em metade da faixa apenas. A parte nova está mais alta.

Ou no acostamento, há uma queda de 4 cm no nível do asfalto.

Ou você está numa rua, e tenta subir na calçada, mas seu pneu traseiro não consegue subir e fica deslizando paralelo ao meio fio.

Você pegou o sentido da coisa. Existem dezenas de pequenas armadilhas para as nossas rodas, que normalmente não precisamos enfrentar, mas que de vez em quando são encontradas por aí.

Em cada caso, a solução para o problema é: enfrentá-lo cara a cara. Posicione a moto a 90 graus com o obstáculo, e assim fica bem mais fácil de subir em qualquer degrau, ou passar por qualquer calha, trilho de trem, etc.

Se o obstáculo for menor que 4 cm, você deve encará-lo com um ângulo de ataque de 20 graus ou mais.

Se o obstáculo for maior que 4 cm, você deve encará-lo com um ângulo de ataque de 90 graus.

Antes de encarar um obstáculo ao lado, que está relativamente próximo a você, faça uma curva, se afaste um pouco, e se aproxime com um ângulo maior.

Um pouquinho antes de passar pelo obstáculo, vá devagar, ponha seu peso nos pedais, acelere (para aliviar o peso da frente), puxe o guidão para cima. Na hora da roda de trás subir, ela vai dar um pulo. Se conseguir, alivie o peso da traseira para não forçar o pneu.

Seguindo essas dicas, você não vai passar vergonha em público. :)

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...