25.10.07

APOIOS LATERAIS (PEZINHOS)

E os problemas que podem causar - Sou da opinião de que é necessário fazer um cheque ao redor da moto, como os pilotos de aeronaves fazem, antes de dar a partida. Durante estas verificações, você veria algumas coisas óbvias: pressão baixa dos pneus, pneus rasgados, óleo gotejando, bagageiro aberto, trava do disco de freio, etc. Você pode ainda verificar o óleo. Se você pilota sua moto com frequência, sugiro que seja feito um cheque diferente. Você encosta com a mão em todos os ítens que costumam afrouxar, como pára-brisas, espelhos retrovisores, antenas, e a conexão elétrica das velas do motor. Mas partes de nossas máquinas costumam ser ignoradas pelos cheques - como o apoio lateral. Vamos ver o que pode dar errado com ele. O mais óbvio é uma mola fraca ou quebrada. Com qualquer dos dois, você pode acabar arrastando o apoio no chão. Ou ele não travar no lugar, quando você apoia a moto nele. Algumas motos possuem um sistema que desliga a ignição, se você engrena uma marcha com o pezínho abaixado. Este sistema pode falhar. Se você nunca confere pessoalmente o pezínho, na primeira curva à esquerda você vai levar um tombaço, que não vai esquecer tão cedo. Diversas motos possuem um 'dedo' de borracha na ponta do pezínho. A finalidade disto é TENTAR fazer o pezínho levantar antes que a parte de metal toque o chão. Confira sempre a marca de desgaste da borracha. Se quando a moto está estacionada num local plano, ela não se apóia pesadamente no pezínho, leve esta peça a um serralheiro para que ele modifique-a. Se a moto se apoiar com mais peso na peça, você ganha em estabilidade na hora de estacionar. Se o pezínho esta em ordem, existem algumas coisas que você pode fazer para que ele não se torne perigoso. Você nunca deve tirar uma moto do seu cavalete central, com o pezínho abaixado. O choque pode danificar o quadro da moto, ou o mais provável, fazer que ela caia para a direita. Ao chegar no destino, você nunca deve simplesmente chutar o pezínho para baixo, sem conferir visualmente que ele está travado no lugar. Você nunca deve ter os amortecedores tão baixos, ou a moto tão carregada, que para abaixar o pezínho, você precisa inclinar a moto para a direita. Se isso acontecer, a moto não vai estar totalmente apoiada no pezínho, e pode ser que na volta você encontre sua moto caída. Você nunca deve deixar que um passageiro monte ou desmonte, estando o apoio lateral abaixado (ou se você não está na moto, ou se você não está com os dois pés no chão, ou se a moto não está em neutro). A compressão das molas, em cima do apoio lateral, pode jogar a moto para o lado direito. O apoio lateral não deve ser usado em chão macio, como grama, areia, asfalto quente, etc, sem que você coloque uma placa sob o mesmo. Pode ser um toco de madeira, uma pedra, etc, algo que aumente a área de contato com o solo. Você nunca deve deixar a moto estacionada em neutro, apoiada no pezínho, se você estiver numa lomba. Engrenar a moto vai assegurar que ela esteja de pé quando você voltar.

Um comentário:

Grego Mania disse...

Muito bom.
Veja só, quando eu estava treinando na Auto Escola, sempre via os instrutores sentados nas motos apoiadas no pezinho. Sempre me perguntei se isso nao forçava a mola ou o proprio equilibrio da moto.
Legal o texto.
Abraços.

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