ANIMAIS NA PISTA

Pode ser que um dia, ao pilotar na estrada, um animal atravesse seu caminho. Certamente acontece em muitas cidades, onde cachorros tentam perseguir motocicletas. Ou mesmo, quando se atrapalham atravessando a rua e não sabem para que lado ir.

Há alguns tipos de animais que costumam perturbar o trânsito nas estradas:

- cachorros
- bois e vacas
- galinhas
- cavalos
- cobras e lagartos.

Nas cidades, geralmente são dois tipos de animais que perturbam o trânsito:

- cachorros
- crianças (algumas se comportam como animais...)

Se você enxergar um animal à frente, longe o bastante, o procedimento óbvio deve ser reduzir a velocidade, e dar espaço ao animal tanto quanto for possível. Mas se um animal aparece do nada, você tem duas opções: parada de emergência ou desvio.

O desvio é uma escolha falsa. Se você pensa que pode descobrir onde um cachorro vai estar nos próximos 5 segundos, você está errado! E mais, se você pensa que, durante o pânico, vai conseguir desviar do animal e ainda manter o controle da moto - não batendo em veículos no sentido oposto, nem saindo da estrada, nem simplesmente levando um tombaço - você também deve pensar que estas coisas não costumam acontecer por aí.

Se você bater em uma parede de cimento a 5 Km/h, você provavelmente vai sair andando. Mas se você bater em qualquer coisa a 50 Km/h, é certo que não vai sair andando. A diferença está na velocidade. Desviar não reduz a velocidade - só faz perder um pouco de controle.

Sua melhor escolha é fazer uma parada de emergência controlada. Não perca o controle da moto. Minimize a velocidade do impacto. Se você for bom e tiver praticado frenagens, pode nem bater. Mesmo que você esteja com azar nesse dia, você provavelmente vai sair andando da colisão.

Mas e se for uma criança? É a mesma coisa. Se essa criança resolver 'botar sebo nas canelas', e escolher o lado errado (assim como você) para desviar, então você acertará essa criança, com uma velocidade bem maior do que se tentasse parar a moto.

Naturalmente, você não está fazendo mais de 50 Km/h em ruas onde crianças brincam, não é mesmo? E tem coberto seu freio dianteiro ao rodar pela cidade, certo?

Um comentário:

kall disse...

meu caro,

Estou iniciando minha vida sobre duas rodas, comprei uma kansas 150 que ainda não saiu da garagem e comecei as aulas práticas na auto escola, queria lhe cumprimentar pelo blog e dicas especialmente aquelas voltadas para nós iniciantes, espero que continue atualizando o blog...
abraços
kall

Postagem em destaque

CAPACETE NO TANQUE? NC 750X - crossover

no Brasil R$ 28.990  Na crossover NC 750X, a Honda não apenas aprimorou o conjunto, mas também procurou potencializar as principais carac...